top of page

Macaron um pouquinho de história...

Atualizado: 11 de dez. de 2022

O macaron, primeiramente chamado de “gerbet” é um dos mais famosos itens de confeitaria do mundo.


O macaron tem sua origem na Itália e foi criado dentro dos Monastérios por volta do século VIII. Nesta época o pequeno confeito deveria ser modelado seguindo o formato de um umbigo de monge.

O nome macaron deriva da palavra italiana maccerone que significa esmagar, acredita-se que isso se devia ao fato do uso de amêndoas esmagadas na receita original [1], um ingrediente essencial para se fazer macarons até hoje, dando lugar para a farinha de amêndoas.

O macaron foi introduzido na França em 1533, quando Catherine de Medici da Florença, chegou com uma grande comitiva, que incluía alguns dos mais finos confeiteiros italianos, para preparar seu casamento com o Rei Henry II da França. Da primeira vez que o macaron apareceu neste casamento real, sua popularidade na confeitaria francesa cresceu exponencialmente. Os primeiros macarons eram feitos a partir de uma simples base de biscoito de amêndoas, muito similar ao moderno amaretti. Sua transformação se deu na França quando sua receita foi refinada, o macaron francês que conhecemos hoje teve seu nascimento através das mãos de Pierre Desfontaines, um confeiteiro chef da mundialmente renomada Pâtisserie Ladurée em Paris, no inicio de 1900. O Chef Desfontaines teve a brilhante ideia de fazer um “sanduiche” de ganache entre dois biscoitos de merengue e amêndoas.

A inovação se tornou rapidamente muito popular e a Pâtisserie Ladurée continua produzindo a iguaria além de inventar novos sabores até a hoje. O macaron é imensamente popular na França, bem como a sua história. Dessa importância nacional, foi criado na cidade de Montmorilon o Museu da Amêndoa e do Macarons em homenagem a essa famosa delícia.



[1] NT os primeiros macarons possuíam uma textura áspera e eram colados uma bolachinha com a outra sem recheios


Essas fotos foram tiradas em agosto de 2014 quando eu fiz o curso na École de Cuisine de Alain Ducasse. Esse curso apresenta todas as transformações que a receita do macaron passou até chegar no formato que conhecemos hoje.

Ainda tenho muita vontade de montar um curso mostrando essa evolução, quem sabe um dia.





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page